sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Palavras irritantes

"Walkman" - mas que cena é esta? "Homem andante"? Quer dizer que se for de mota ou bicicleta já não posso ouvir música?

"Estetoscópio" - é um instrumento utilizado por médicos e enfermeiros, para amplificar sons corporais. Esta palavra vem do grego e nem quero saber como se formou. Para mim faz-me lembrar uma cena qualquer relacionada com estética e com cópia. A primeira vez que um tipo  que vai ao médico e vê o aparelho, se perguntar o que é e lhe respondem: "um estetoscópio", é lógico que o gajo vai pensar que é um tipo bonitão e que o médico lhe vai fazer um clone da estética! Ou coisa que o valha....

"Outlook" - Isto é mesmo estranho, tal como "youtube"! 'Olhar para fora' se o youtube se chamasse "Outlook", ainda se compreendia, mas uma aplicação para ler correio electrónico? não faz sentido!

"Youtube" - Tu tubas? Que verbo fabuloso: "Eu tubo, tu tubas, ele tuba, ...." já tubaste hoje? Eu tubei logo de manhãzinha e agora estou com azia.

E "Clichê" - que palavra tão amaricada, até arrepia!

"Futebol", é outra palavra que me irrita? Afinal quem é que inventou o jogo da bola??? É isso e os Clinexes, xeroxes, black&deckers entre outras! Porque 'Futebol' e não 'Pénabola' ou 'Bolanopé' ficava mais fixe, ex: vamos jogar uma partida de "Bolanopé". O FCP passava a BCP ou PCP; ironicamente o SCP e o SLB mantinham o nome !

"Frigorífico" - Esta tem origem brasileira, nem vou querer saber porque! Que mal existia na palavra "geleira"?

Mas há muito mais palavras que me irritam: Estomatologista e otorrinolaringologista! Calçada! Logradouro! Fuça! Maçarico! Bica! Sanduiche! Esferográfica! Camaleão! Socrates! Alfarrobeira! e Cornélia. Entre outras...

"Googalizem" ou "Yahooizem" estas palavra e perceberão porque são irritantes.




Sem comentários:

Enviar um comentário